protecao-animal-2-1170×780

A causa animal terá destaque na administração do candidato Eduardo Pimentel (PSD) à Prefeitura de Curitiba. Entre as propostas destacadas em seu plano de governo, Eduardo afirma que vai construir o segundo hospital veterinário municipal de Curitiba. O Hospital Municipal Veterinário Sul ficará na região sul da cidade.

Com isso, Curitiba terá dois hospitais veterinários para atendimentos gratuitos dos cães e gatos da população. A Prefeitura de Curitiba está executando as obras do Hospital Municipal Veterinário Norte, no bairro Taboão, que tem previsão para ser inaugurado até o fim deste ano.

“Curitiba será a primeira cidade do Paraná a ter um Hospital Veterinário Municipal. Com isso vamos ampliar os atendimentos especializados e a oferta de serviços gratuitos para os nossos amigos pets. Além disso, já garanto a construção do segundo hospital veterinário, que vai atender os bairros da região sul de Curitiba”, disse Eduardo.

Como vice-prefeito do prefeito Rafael Greca há oito anos, Eduardo sempre que esteve como prefeito em exercício garantiu avanços significativos à causa animal em Curitiba. Em outubro de 2023, Eduardo anunciou investimentos de R$ 5,5 milhões para ações de proteção animal e em prol do bem-estar dos animais que vivem em Curitiba.

“A Prefeitura tem feito uma média de R$ 7 milhões de investimentos por ano na causa animal, nos últimos oito anos. E vamos ampliar esses recursos nos próximos anos”, explicou Eduardo que, com o número 55, é candidato pela coligação Curitiba Amor e Inovação, formada pelos partidos PSD, Podemos, Republicanos, PL, MDB, Novo, Avante e PRTB.

Hospital Veterinário Norte
O Hospital Veterinário Municipal Norte está sendo construído na Rua César M. Chaves, no bairro Taboão, em uma área cedida à Prefeitura de Curitiba pela empresa Votorantim Cimentos S.A. A área também vai abrigar o Parque Municipal São Francisco, onde hoje existe o Parque das Esculturas da Votorantim.

Entre os serviços gratuitos que serão oferecidos estão consultas veterinárias, cirurgias, exames laboratoriais e de diagnóstico por imagem, atendimento ambulatorial e internação, contemplando também especialidades como clínica geral, oftalmologia, cardiologia, endocrinologia, dermatologia, neurologia, oncologia, ortopedia e odontologia, de forma similar como já ocorre em municípios como São Paulo.

Veja outras propostas de Eduardo para a Proteção Animal
Implantação do Centro de Triagem e Reabilitação (CETAS): Unidade vai receber, identificar, marcar, triar, avaliar, recuperar, reabilitar e destinar espécimes da fauna silvestre e da fauna exótica, originários de ações de fiscalização, resgate ou entrega voluntária de animais.
Ações de cuidado com animais silvestres, em face das mudanças climáticas, são essenciais para a preservação da biodiversidade e o bem-estar animal.
A Rede de Proteção Animal vai realizar a castração e a microchipagem em 100 mil cães e gatos nos próximos quatro anos, como continuidade do Programa de Castração animal. Também serão feitas vacinações e exames clínicos gratuitos.